O protagonista:
Vamos conhecer um pouco dessa obra maravilhosa na nossa resenha clássica de A volta ao mundo em 80 dias. Phileas Fogg é um sócio membro do Reform Club. Com uma personalidade perfeccionista e peculiar. O Sr.Fogg é conhecido como um respeitável cavalheiro Inglês, muito reservado. Por isso, ele vive sozinho em sua grandiosa mansão. Acompanhado apenas por seus serviçais que o ajudam com as suas necessidades rotineiras. Porém, devido às exigências do Sr. Fogg poucos empregados conseguem permanecer trabalhando para ele.
A proposta:
Dessa forma, conforme a história avança o livro nos conta que um belo dia estava Fogg conversando sobre viagens com seus amigos no Reform Club. Aonde frequentemente se encontravam para jogar cartas. Nessa ocasião, durante a conversa, chegaram à conclusão que era possível, através dos recursos disponíveis na época, como; o acesso a mapas e transporte, viajar ao mundo em 2 meses e 20 dias.
No entanto, como Fogg era muito ousado não se deu por satisfeito.Pois, ele acreditava que poderia realizar a viagem em menos tempo. Imediatamente, ele propôs realizar a viagem em 80 dias.
Então, os amigos de Fogg começaram rir e debochar dele.Pois, o grupo considerava tal fato impossível de ser executado. Dessa forma, o grupo resolveu fazer uma aposta de 20 mil dólares para ver quem conseguiria realizar tal façanha.
Dessa maneira, Fogg sentindo-se desafiado aceitou a aposta. Em seguida, ele foi para casa e naquele mesmo dia, no qual por acaso havia contratado um novo empregado. Pediu para que seu novo serviçal pegasse as suas coisas e partisse com ele. Sem nem mesmo explicar para onde ele estava indo. Logo após, Fogg partiu apenas com a roupa do corpo e a uma pequena mala.
Desenrolar da história – Hora de começar a volta ao mundo:
Após, Fogg tomar a decisão de partir da cidade ficou sabendo que havia acontecido um roubo ao banco e foi chamado um investigador. O investigador sabendo da viagem repentina de Fogg determinou o Sr. Fogg como suspeito. Então, o detetive começou a segui-lo por onde ele passava.
Durante esse trajeto inusitado, O viajante Fogg andou até em um elefante de modo a cumprir o prazo e ganhar a aposta. Nessa mesma viagem resgatou uma moça prestes a ser sacrificada como o costume de sua tribo e a tornou sua esposa.
Desfecho:
Enfim, essa história fará você viajar e rir bastante com as trapalhadas do detetive que investiga Fogg. O detetive acaba dopando o empregado de Fogg para conseguir informações sobre seu Patrão. O criado de Fogg ficou perdido e acabou sendo deixado para trás. Após esse ocorrido O Sr.Fogg chegou a pensar que perderia a aposta por uma mudança de horário devido à localização, mas no fim ele chegou adiantado. A história tem até desfecho com casamento.
Você ira se divertir! Embarque nessa viagem que começa de navio. Passa pelo trem e tem até elefante. Tudo para chegar ao DESTINO planejado. Espero que essa resenha clássica do livro A volta ao mundo em 80 dias tenha despertado a sua curiosidade! O meu exemplar desse livro é da editora Ciranda cultural que tem títulos clássicos por um preço super acessível. Adquira o seu também aqui.
Informações técnicas:
Autor: Julio Verne – adaptação: Cristina Klein
Editora: Todolivro ; São Paulo, 2012.
ISBN: 9788573986754